Madeira

Risco máximo de incêndio 'fecha' estrada no Areeiro

Amanhã e depois, a estrada que liga o Pico do Areeiro à Eira do Serrado vai estar encerrada por precaução.

A estrada florestal que liga o Pico do Areeiro à Eira do Serrado percorre a cabeceira das serras de São Roque e Santo António. Foto DR
A estrada florestal que liga o Pico do Areeiro à Eira do Serrado percorre a cabeceira das serras de São Roque e Santo António. Foto DR

As elevadas temperaturas esperadas para os próximos dias levaram a que o IFCN tomasse esta medida preventiva

Amanhã e depois, dias 26 e 27 de Agosto, a estrada florestal que liga o Pico do Areeiro à Eira do Serrado, com um ramal para o sítio da Barreira, nas zonas altas de Santo António, vai estar encerrada ao trânsito. 

A decisão foi tomada pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) face às temperaturas elevadas que são esperadas para os próximo dias, previsões que determinaram a colocação da Região em alerta laranja, por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e à emissão de alertas por parte do Serviço Regional de Protecção Civil. 

Dia quente e com risco extremo de incêndio

A temperatura máxima no Funchal chega hoje aos 29ºC, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Está um aviso laranja em vigor

Além da estrada, está também interdito, por questões de segurança, o acesso às zonas de lazer, uma vez que as elevadas temperaturas potenciam o risco de incêndio.  Face a esta situação pontual haverá um reforço de vigilância por parte do Corpo de Polícia Florestal.

O IFCN apela a toda a população que tenha "comportamentos responsáveis, que não utilizem o fogo na floresta e que evitem comportamentos que de alguma forma possam perigar a floresta". 

Alertas semelhantes são deixados pela Protecção Civil regional, que, através da sua página na Internet, recomenda um conjunto de medidas que devem ser acatadas em dias de tempo quente, onde se incluem a proibição de realizar queimadas ou fogueiras, mesmo para a confecção de alimentos, bem como a proibição de "fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem". 

Fechar Menu