Coronavírus Mundo

Brasil soma 1.054 mortes e 30.355 casos nas últimas 24 horas

O país regista um total de 113.358 óbitos e 3.532.330 infectados, informou hoje o Ministério da Saúde

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Brasil somou 1.054 mortes e 30.355 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 113.358 óbitos e 3.532.330 infetados, informou hoje o Ministério da Saúde.

De acordo com a tutela, 374 das 1.504 mortes ocorreram nos últimos três dias, mas só foram incorporadas nos dados de hoje, após confirmação da causa de óbito.

As autoridades investigam ainda a eventual relação de 3.201 mortes com a doença causada pelo novo coronavírus, que tem agora uma taxa de letalidade de 3,2% no país sul-americano.

Além de ser o segundo país do mundo mais afetado pela pandemia, apenas atrás dos Estados Unidos da América, o Brasil é também a segunda nação com maior número de pacientes recuperados (2.670.755), sendo que 748.217 infetados continuam sob acompanhamento médico.

Segundo um consórcio formado pela imprensa brasileira, que decidiu colaborar na recolha de informações junto das secretarias de Saúde estaduais, o país registou 1.031 mortes e 31.391 novos infetados nas últimas 24 horas.

No total, o consórcio constituído pelos principais media do Brasil indicou que o país contabiliza 3.536.488 casos e 113.454 vítimas mortais desde o início da pandemia.

Em território brasileiro, o foco da pandemia encontra-se em São Paulo, o estado mais rico e populoso do país, com cerca de 46 milhões de habitantes, que concentra oficialmente 735.960 pessoas diagnosticadas com covid-19 e 28.155 vítimas mortais.

Pela primeira vez desde a chegada da pandemia ao Brasil, registada oficialmente no país em 26 de fevereiro, o estado de São Paulo não tem regiões na "fase vermelha", a mais restritiva de um plano de flexibilização da economia elaborado pelas autoridades locais, informou hoje o Governo estadual.

"São bons sinais que indicam que a pandemia no estado está em declínio em São Paulo (...). Esses bons sinais fortalecem-nos no enfrentamento da pandemia, mas devem ser registados com muita prudência, cautela e atenção", afirmou hoje à imprensa o vice-governador estadual, Rodrigo Garcia.

O "Plano São Paulo" dividiu o estado em 22 regiões e sub-regiões, reunindo grupos de municípios sujeitos às mesmas regras. As fases de restrições e flexibilizações do funcionamento de serviços, comércio e atividades são divididas em vermelha (1), a mais restrita, laranja (2), amarela (3), verde (4) e azul (5), a mais branda.

Além de não ter nenhuma região na fase vermelha, São Paulo também não tem nenhum município nas categorias verde e azul.

O Brasil, que tem cerca de 210 milhões de habitantes, fez mais de 11 milhões de testes desde o início da pandemia, mas apenas 38% deles foram do tipo RT-PCR -- o único capaz de identificar se o vírus ainda está ativo no corpo humano --, segundo um levantamento feito pelo portal de notícias G1, com dados das secretarias estaduais de saúde.

De acordo com as informações recolhidas, o Brasil faz, na maioria, testes sorológicos - que identificam anticorpos ao vírus -, o que indica que a testagem no país sul-americano não é eficaz, segundo especialistas ouvidos pela rede Globo.

"Apesar do aumento do volume total de testes, grande parte dos novos testes que o Brasil tem feito nos últimos meses são imunológicos. Os testes de laboratório continuam numa quantidade constante desde o fim de maio. Esse número precisa de aumentar se queremos seguir para uma reabertura consciente e controlando a situação daqui para a frente", disse ao G1 o especialista em microbiologia Atila Iamarino.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 793.847 mortos e infetou mais de 22,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu