>
Mundo

Universidade de Macau anuncia recomeço gradual das aulas

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A Universidade de Macau (UM) anunciou hoje o recomeço gradual das aulas, interrompidas desde final de Janeiro devido ao surto da covid-19.

“Em resposta ao actual desenvolvimento da epidemia”, a UM “retomará parcialmente as aulas a partir de hoje”, informou o estabelecimento de ensino superior em comunicado.

Os alunos que se podem formar este ano são os primeiros a regressar à sala de aula.

Já as defesas orais de doutoramentos e mestrados recomeçam a 4 de Maio, enquanto os restantes alunos vão continuar a ter aulas ‘online’ até o final do semestre.

Este domingo, as autoridades já tinham anunciado o recomeço das aulas do ensino secundário em Maio.

Primeiro, o ensino secundário complementar, a 4 de Maio. Depois, o ensino secundário geral, a 11 de Maio.

Uma decisão para a qual pesou não se registarem novos casos da covid-19 desde 9 de Abril. Macau identificou 45 infectados desde o início do surto do novo coronavírus.

Após uma primeira vaga de dez casos em Fevereiro, o território esteve 40 dias sem identificar qualquer infecção.

Contudo, a partir de meados de Março foram identificadas mais 35 pessoas infectadas, todos casos importados.

Do total de infectados, 22 já receberam alta hospitalar, informaram hoje as autoridades na conferência diária de acompanhamento da epidemia da covid-19.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infectou mais de 2,3 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 525 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando sectores inteiros da economia mundial.

Fechar Menu