Mundo

Saiba o que é notícia hoje

FC Barcelona e Bayern de Munique, os únicos campeões europeus ainda em prova, defrontam-se, no Estádio da Luz, no dia em que o INE revela PIB e em que os ministros dos negócios estrangeiros da UE abordam os confrontos na Bielorússia

None Ver Galeria

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se hoje, por videoconferência, para discutir a estratégia comum de resposta à repressão violenta das manifestações na Bielorrússia após as eleições presidenciais de domingo.

Apesar de os chefes de diplomacia europeia terem uma reunião informal agendada para 27 e 28 de agosto, em Berlim, o Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, decidiu na quarta-feira convocar este Conselho extraordinário, face ao agravamento da repressão pelo regime de Alexander Lukashenko das muitas manifestações que têm ocorrido um pouco por todo o país ao longo da semana a contestar os resultados eleitorais, que já levou a milhares de detenções e a pelo menos duas vítimas mortais.

Embora a agenda de trabalhos do Conselho - com início previsto para as 14:00 de Lisboa - inclua outros temas da atualidade, como a tensão entre Grécia e Turquia no Mediterrâneo Oriental e a situação de emergência no Líbano após as explosões que devastaram Beirute, o tema principal será a resposta da UE à situação na Bielorrússia, que suscita divisões entre os Estados-membros, designadamente entre os defensores de sanções e aqueles que preferem privilegiar a via diplomática.

Numa declaração aprovada pelos 27 Estados-membros, a UE denunciou esta semana que as eleições presidenciais não foram "nem livres nem justas" e ameaçou adotar sanções contra os responsáveis pela violência exercida contra manifestantes pacíficos.

A Comissão Eleitoral Central bielorrussa informou na segunda-feira que o Presidente, Alexander Lukashenko, no poder desde 1994, obteve 80,23% dos votos, o que lhe permite cumprir um sexto mandato presidencial consecutivo, um resultado rejeitado pela oposição.

A principal candidata da oposição, Sviatlana Tsikhanouskaya, cujas ações de campanha atraíram multidões de eleitores frustrados com o governo autoritário de 26 anos de Lukashenko, terá obtido apenas 10% dos votos, tendo-se refugiado entretanto na Lituânia.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

A Orquestra de Jazz do Algarve (OJA) vai apresentar mais dois concertos dedicados aos amantes de Frank Sinatra, hoje em Tavira e sábado em Lagoa, com direção artística de Hugo Alves.

Os 18 músicos da OJA irão interpretar temas como "My Way", "Come Fly With Me" ou "It Was a Very Good Year", entre muitos outros.

O primeiro concerto está marcado para hoje, no Palácio da Galeria, em Tavira, às 22:00, espaço que foi preparado para receber eventos nesta época de pandemia.

A entrada neste espetáculo é grátis, mas de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde é necessário reservar o bilhete para assistir na bilheteira no Largo frente ao Palácio da Galeria, entre as 20:00 e as 23:00.

A Nova Vaga Britânica vai estar em destaque no cinema Nimas, em Lisboa, a partir de hoje, com uma mostra de nove filmes de cinco realizadores daquele movimento cinematográfico das décadas de 1950 e 1960.

O ciclo "A 'Nova Vaga' Inglesa: 5 Realizadores | 9 Filmes", prolonga-se até setembro e vai exibir filmes de Tony Richardson, Karel Reisz, Lindsay Anderson, Richard Lester e Alexander Mackendrick.

O ciclo inicia-se hoje, às 19:00, com "The loneliness of the long-distance runner" (1962), de Tony Richardson. O filme, uma adaptação de um conto de Alan Sillitoe, volta a ser exibido nos dias 18 e 28 de agosto, às 21:30 e às 16:00, respetivamente.

DESPORTO

FC Barcelona e Bayern de Munique, os únicos campeões europeus ainda em prova, defrontam-se, no Estádio da Luz, pela terceira vaga nas meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, cuja inédita final a oito decorre em Lisboa.

Os catalães, campeões europeus em 1992, 2006, 2009, 2011 e 2015, garantiram presença na fase final depois de eliminarem os italianos do Nápoles, nos oitavos de final, enquanto os bávaros, vencedores em 1974, 1975, 1976, 2001 e 2013, deixaram pelo caminho os ingleses do Chelsea.

Se o Bayern chega a Lisboa impulsionado pela conquista do oitavo troféu de campeão da Alemanha seguido, o FC Barcelona procura salvar a época, depois de ter perdido o título espanhol para o rival Real Madrid.

ECONOMIA

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga hoje a atualização dos valores do Produto Interno Bruto (PIB) para o segundo trimestre, após o anúncio da maior queda de sempre em termos homólogos, avançado no final de julho.

Na estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais, divulgada em 31 de julho, o INE referia que o PIB português caiu 16,5% no segundo trimestre do ano face ao mesmo período de 2019, devido aos efeitos económicos da pandemia de covid-19.

No trimestre em que se registou a maior queda de sempre do PIB português em termos homólogos face ao ano anterior, a queda em cadeia - relativamente ao primeiro trimestre do ano - foi de 14,1%, adiantou também o INE.

LUSOFONIA, ÁFRICA E COMUNIDADES

A leitura do acórdão do caso "500 milhões", em que são arguidos o ex-presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos e o antigo governador do Banco Nacional de Angola Valter Filipe, está previsto para hoje, em Luanda, anunciou o Tribunal Supremo.

A anteceder a leitura do acórdão devem ser dadas as respostas aos mais de 100 quesitos apresentados na última sessão do julgamento, relativo a uma alegada transferência ilícita de 500 milhões de dólares (426 milhões de euros), que se realizou em 09 de julho.

O julgamento, que teve início em 09 de dezembro de 2019, tem como arguidos o ex-governador do Banco Nacional de Angola (BNA) Valter Filipe e o administrador António Bule Manuel, ambos acusados dos crimes de peculato, burla por defraudação e branqueamento de capitais, para os quais o Ministério Público pediu penas não inferiores a 10 anos de prisão.

José Filomeno dos Santos, antigo presidente do Fundo Soberano de Angola e filho do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, e Jorge Gaudens Pontes Sebastião, empresário angolano, acusados dos crimes de tráfico de influência, branqueamento de capitais e burla por defraudação, são também arguidos neste processo, tendo o Ministério Público pedido para ambos penas de prisão não inferiores a sete anos.

O caso remonta a 2017, altura em que Jorge Gaudens Pontes Sebastião apresentou a José Filomeno "Zenu" dos Santos uma proposta de financiamento para a criação de um fundo estratégico de investimento no valor de 30 mil milhões de euros, que este encaminhou para o executivo.

O negócio envolvia como "condição precedente", de acordo com um comunicado do executivo emitido em abril de 2018, que anunciava a recuperação dos 500 milhões de dólares, a capitalização de 1,5 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) por Angola, acrescido de um pagamento de 33 milhões de euros para a montagem das estruturas de financiamento.

PAÍS

O Tribunal de Santa Maria da Feira procede hoje à leitura do acórdão relativo a um homem suspeito de ter violado e matado uma freira em São João da Madeira, em setembro de 2019.

O arguido, de 44 anos, está acusado dos crimes de homicídio qualificado, violação, profanação de cadáver e detenção de arma proibida.

Os crimes contra a freira da Congregação Religiosa Servas de Maria - Ministras dos Enfermos - ocorreram após a vítima ter dado boleia ao arguido.

Numa das sessões do julgamento, o arguido assumiu que matou a freira, mas sem explicar os contornos do crime porque, alegadamente, estaria alcoolizado e sob efeito de drogas, manifestando arrependimento.

O arguido, que se encontra em prisão preventiva, responde ainda no mesmo processo pelos crimes de rapto, roubo e violação na forma tentada, dos quais foi vítima uma jovem em agosto de 2018, no mesmo concelho.

A leitura do acórdão está agendada para as 14:30.

Fechar Menu