Turismo

Navio expedicionário 'Hebridean Sky' é o que se segue na reabertura do Porto do Funchal

Entre cancelamentos e reagendamentos, o sector dos cruzeiros enfrenta momentos difíceis, como seria de esperar dada a dimensão e continuação da pandemia da covid-19. E o Porto do Funchal é um exemplo desse impacto, já que não recebe um navio de cruzeiro desde o dia 10 de Março e só deverá receber novo navio a 18 de Setembro, depois do cancelamento da escala do 'Silver Whisper', que deveria chegar cá a 13. A nova reestreia deverá ser do navio expedicionário 'Hebridean Sky', segundo a agenda da Administração dos Portos da Madeira.

A 10 de Março aportavam o 'Mein Schiff 3' e o 'AIDAstella', com 5.977 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Depois, veio a proibição de escalas que durou até final de Junho. Entretanto, em plena época baixa, na qual estavam previstos cerca de uma dezena de escalas entre Junho e Agosto, aliado aos cancelamentos da lenta retoma do sector (a maioria das companhias ainda prepara o recomeço, alguns só para Setembro e Outubro), foram sendo eliminadas as datas previsíveis do primeiro navio a fazer escala no Funchal.

Primeiro foi 'MS Deutschland' a 7 de Agosto, depois o 'Silver Whisper' a 13 de Setembro, bem como do 'Anthem of The Seas', a 16, e agora, fruto de toda esta situação de anormalidade, o 'Hebridean Sky' que deverá acostar pelas 7 horas do dia 18 de Setembro e soltar amarras às 23 horas dessa noite. O navio está ao serviço desde Abril de 1991, o actual nome é o nono desde então e o sexto porto de registo (actualmente está registado em Nassau, Bahamas), foi sujeito a remodelações em Abril de 2016 pela actual proprietária, a companhia Noble Caledonia (sedeada em Londres), tem pouco mais de 90 metros de comprimentos e 30 de largura e transporta até 120 passageiros servidos por 72 tripulantes.

A verdade é que, por esta altura, nada é dado como adquirido, podendo mesmo ser esta retoma adiada. Seguem-se na lista o 'Amadea' (a 25 no Porto Santo e a 26 no Funchal), o 'Costa Favolosa', também a 26, e o 'Silver Spirit', a 27 para fechar as escalas do mês que, na melhor das hipóteses, terá então apenas cinco escalas, depois de mais dois cancelamentos ('MV Ventura' e 'Amera'). Em Outubro, mês em que reside grande esperança no início da retoma, poderá contar com 26 escalas no Funchal e quatro no Porto Santo.

Assim, contando desde o dia 11 de Março, quando zarparam os últimos dois navios de cruzeiro - entretanto vários iates de luxo fizeram escalas de reabastecimento e apenas com tripulantes, a última a 6 de Julho - até ao dia 17 de Setembro, véspera da escala prevista do 'Hebridean Sky', ter-se-ão passado 189 dias sem qualquer escala de navio de cruzeiro no Porto do Funchal. Muito provavelmente será um recorde desde que este porto se notabilizou nas rotas marítimas de lazer.