>
Mundo

Caracas e seis dos 24 estados da Venezuela em quarentena colectiva e social

None

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse hoje que foram detetados sete novos casos de Covid-19 no país, elevando assim para 17 o número de cidadãos infetados, e anunciou “quarentena coletiva” na Venezuela.

Nicolás Maduro explicou que a cidade de Caracas e seis dos 24 Estados do país - La Guaira, Miranda, Zúlia, Táchira, Apure e Cojedes - passam a estar em “quarentena coletiva e social”, a partir das 05:00 horas locais de segunda-feira (09:00 em Lisboa), como medida preventiva contra a pandemia de Covid-19.

“Detetámos sete novos casos de coronavírus, quatro provenientes da Europa, um de Cúcuta (Colômbia) e os outros de outras partes do mundo. Somam 17 casos na Venezuela”, disse.

Sobre a quarenta social explicou que é “ficar em casa, a suspensão de aulas e de todas as atividades laborais, exceto a de redes de distribuição de alimentos, serviços sanitários e de saúde”.

Incluem-se nestas exceções “os serviços de segurança policial e militar, e o transporte (público) com a obrigatoriedade de uso de máscaras nas suas distintas modalidades”.

Maduro precisou que, nos próximos dias, de maneira progressiva, a quarenta será estendida a toda a Venezuela e pediu o apoio da população, dos líderes civis, populares e militares nesse sentido.

O Presidente da Venezuela declarou, na noite de sexta-feira, o “estado de alerta” no país para poder “ditar decisões drásticas” e combater a pandemia.

Foram suspensos os voos provenientes da Europa, Colômbia, Panamá e a República Dominicana, estando também restringidas as entradas de pessoas provenientes do Irão, Japão e Coreia do Sul.

Os clubes portugueses e as escolas venezuelanas estão encerrados e as celebrações eucarísticas foram reduzidas, com os rituais a realizarem-se sem contacto físico entre os fiéis.

No Metropolitano e no sistema ferroviário é obrigatório o uso de máscaras.

As autoridades estão a apelar às pessoas para não saírem de casa, principalmente os que tenham mais de 65 anos de idade.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo.

Fechar Menu