Coronavírus Mundo

Canadá aprova utilização da vacina da Pfizer

None

As autoridades de saúde do Canadá aprovaram hoje a utilização da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Pfizer e o país deverá receber nos próximos dias as primeiras doses.

"Os canadianos podem estar confiantes de que o processo de revisão foi rigoroso e que temos sólidos sistemas de monitorização. O Health Canada e a Agência de Saúde Pública do Canada acompanharão de perto a segurança da vacina assim que ela estiver no mercado e não hesitarão em agir se forem identificadas quaisquer preocupações de segurança", indicou a Health Canada num comunicado.

O Canadá deverá receber até 249.000 doses da vacina da Pfizer/BioNTech este mês e quatro milhões de doses até março.

A entidade reguladora indicou que a vacina é para ser utilizada por pessoas com mais de 16 anos, mas adiantou que as farmacêuticas que a produziram estão a fazer mais testes clínicos em crianças de várias idades e que a situação poderá alterar-se.

A vacina da Pfizer/BioNTech já foi aprovada pelo Reino Unido e responsáveis disseram esperar a aprovação nos Estados Unidos dentro de dias.

O Canadá adquiriu 20 milhões de doses da vacina, que exige a toma de duas doses por pessoa, e tem opção para mais 56 milhões.

O Health Canada está a analisar três outras vacinas, incluindo a da Moderna.

Segundo dados no 'site' da Health Canada, o país contava até terça-feira com 429.035 infetados com o novo coronavírus desde o início da pandemia, dos quais 12.867 morreram com covid-19.

A pandemia de covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019 na China, provocou pelo menos 1.557.814 mortos resultantes de mais de 68,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da agência France Presse.

Fechar Menu