Madeira

PS Madeira diz que compra da SDM é “negociata da década”

None

O líder parlamentar do PS Madeira veio hoje a público questionar a compra da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), operador que explora o Centro Internacional de Negócios da Madeira, por parte do Governo Regional.

Miguel Iglésias considera que “esta concessão, que foi prorrogada por ajuste directo até 2027, é um negócio “inqualificável”, "excelente negócio para a empresa privada", mas "péssimo para todos os contribuintes madeirenses”.

O socialista sublinhou, em declarações à comunicação social, numa conferência de imprensa realizada esta manhã na Assembleia Legislativa da Madeira, que “é inaceitável a compra do capital do operador privado, por uma quantia que ainda ninguém sabe, que, naturalmente, será na ordem de milhões de euros de um negócio que é inqualificável para o erário público regional”, considerando mesmo que é a “negociata da década”.

Lembrou ainda que houve “um processo aberto pela Comissão Europeia relativamente a este procedimento anti-concorrencial, portanto, não houve qualquer concurso público para a exploração e concessão do Centro Internacional de Negócios e agora, face à situação em que vivemos, o Governo Regional considera que ainda tem de indemnizar este operador privado por uma decisão única e exclusivamente sua”.

“É preciso que as pessoas tenham noção que, anualmente, a SDM que explora o Centro Internacional de Negócios, só de receitas dos 'fees' das empresas, estamos a falar de um valor superior a 11 milhões de euros anuais”, destacou.

Miguel Iglésias adiantou ainda que “o Grupo Parlamentar do PS Madeira já entregou um requerimento para que seja aberto uma comissão de inquérito parlamentar relativamente a toda esta situação”.

Fechar Menu