Madeira

Remoção do amianto nos bairros da IHM “está praticamente a 100 %”

Bairro da Ajuda, já com a maioria dos fogos vendidos, tem o que resta de amianto

None

Com a substituição das coberturas com placas de amianto que existiam no Bairro da Palmeira, em Câmara de Lobos, no âmbito da intervenção ainda em curso de requalificação de todo o conjunto habitacional num investimento total na ordem dos 4,9 milhões de euros, praticamente deixa de haver amianto nos bairros sociais geridos pela IHM.

“O nosso plano de remoção do amianto está feito praticamente a 100 %. A Palmeira é o último bairro”, começou por afirmar Bruno Pereira, presidente da IHM, esta tarde à margem da sessão de encerramento das acções de formação sobre Ambiente e Segurança, no âmbito Projecto Integrado de Reabilitação do referido bairro de Câmara de Lobos.

Está quase eliminado, mas não totalmente eliminado, admitiu o gestor da empresa pública que intervém no domínio do apoio à habitação das famílias mais carenciadas.

“Temos somente uma situação que não é bem da IHM, ou seja, no bairro da Ajuda, temos moradias já vendidas que são de propriedade privada, são as últimas que têm [amianto]”

Para o efeito diz que a IHM criou um PRID Amianto, ou seja, “um Programa de Recuperação de Imóveis Degradados dedicado especificamente ao amianto e portanto uma possibilidade que temos agora é se caso os seus proprietários o queiram, poder fazer uma candidatura a este programa” que contempla empréstimos até cerca de 15 mil euros em função do rendimento das famílias, para ajuda, neste caso, à remoção do amianto.

“Com excepção disso, todos os outros bairros, num trabalho notável ao longo dos anos, foi feita a remoção total do amianto e a substituição por coberturas ambientalmente aceitáveis”, sublinhou.

Fechar Menu