Madeira

IHM promove acções de formação no Bairro da Palmeira

Veja o vídeo

Decorreu hoje, no auditório do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, a sessão de encerramento das acções de formação sobre Ambiente e Segurança, no âmbito Projeto Integrado de Reabilitação do Bairro da Palmeira.

A iniciativa é promovida pela IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, em parceria com entidades locais e regionais, e é liderada pelo presidente do Conselho de Administração daquela empresa pública, Bruno Pereira.

As diversas sessões visam formar e informar os moradores do Complexo Habitacional da Palmeira sobre várias temáticas, sendo dinamizada pela empresa Águas e Resíduos da Madeira, S.A. (ARM) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

Têm como objectivo promover a sensibilização e educação ambiental dos inquilinos, nomeadamente em matéria de poupança de recursos hídricos, recolha e reciclagem de resíduos (normais, verdes e monos), assim como educar para a cidadania e prevenir comportamentos de risco e práticas criminais.

No decurso destas, tem sido distribuído material informativo sobre Boas Práticas do Morador – Viver em Cidadania, bem como sobre o serviço de recolha de resíduos da ARM e outros assuntos de interesse da população envolvida.

As formações envolvem 280 moradores do complexo habitacional, distribuídos por várias sessões e respeitando as recomendações das autoridades de saúde em matéria de prevenção da propagação da pandemia COVID-19.

Refira-se que o Projeto Integrado de Reabilitação do Bairro da Palmeira é co-financiado por fundos europeus, através do Programa 'Madeira 14-20', no objectivo específico “promover a inclusão social em territórios urbanos e rurais desfavorecidos, através do apoio à regeneração física, económica e social”. Devido ao estado degradado dos edifícios de habitação, construídos nos anos oitenta, era urgente uma intervenção de reabilitação, com especial incidência no exterior e acessos verticais comuns.

Esta intervenção do Governo Regional representa um investimento total na ordem dos 4,9 milhões de euros, sendo que a requalificação física dos blocos consiste na pintura, na substituição das coberturas com placas de amianto e na reparação dos acessos comuns, assim como na melhoria das acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida , na modernização da rede eléctrica e na revisão da rede de telecomunicações.

A reabilitação dos arranjos exteriores prevê a criação de muros de contenção, infraestruturas, acessos e espaços complementares, assim como áreas verdes públicas.

A obra de regeneração do Bairro da Palmeira deverá estar concluída no início do próximo ano.

Fechar Menu