Madeira

Funchal investe 100 mil euros em viatura de detecção de fugas de água

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) adquiriu uma viatura adaptada com equipamento de deteção de fugas nas redes de água potável, uma medida inserida no Controlo Activo de Perdas com o intuito de melhorar a sua capacidade de eficácia e eficiência. O investimento de 100 mil euros, cofinanciado pelo POSEUR, ajudará a identificar, controlar e reduzir as perdas na rede de água do concelho.

O Presidente do Município, Miguel Silva Gouveia, explica que “este novo veículo acrescenta à equipa de Controlo Activo de Perdas valências fulcrais e a possibilidade de identificar no local as rupturas não visíveis para se alcançar uma melhor gestão das infraestruturas, bem como permitir a melhoria da qualidade do serviço, resultando no aumento da sustentabilidade deste recurso escasso".

"Está em fase de teste há cerca de um mês e já registou 60 fugas de grandes dimensões que não seriam detetáveis de uma outra forma. Com este equipamento temos vindo, paulatinamente, a identificar e a proceder às intervenções reduzindo o número de perdas”, sustentou.

“A autarquia tem no terreno várias e abrangentes abordagens, realizadas pela primeira vez, que já apresentam resultados. Em 2010 registava-se perdas na ordem dos 65%, actualmente registamos 62% de fugas. É uma área que merece especial atenção da gestão municipal e daí este investimento entre outros, desde a formação, à admissão de novos recursos humanos, e ainda à aquisição de novos equipamentos de modo a colocar a inovação e a tecnologia ao serviço do fornecimento de água potável e da sustentabilidade ambiental”, acrescentou.

O Controlo Activo de Perdas das Águas do Funchal compreende também a implementação do sistema de telegestão, um sistema inovador e centralizado que permite receber informações do derrame e identificar as zonas específicas para reparar as fugas. Este investimento de 2,3 milhões de euros está em curso, numa primeira fase, nas freguesias de São Martinho, Santo António e São Roque e já regista ganhos significativos.

"Temos ainda em fase de final de adjudicação um projecto de nove milhões de euros que abrangerá as restantes freguesias da cidade e que esperamos que vá para o terreno ainda este ano. Tal como a aquisição desta viatura, a implementação deste projecto é cofinanciada pelos fundos europeus, sendo que uma verba significativa é investimento suportado pelo Município, reforçando o nosso compromisso na recuperação de perdas de água e na preservação deste bem tão essencial”, concluiu.

Fechar Menu