Artigos

Os jovens e a política

Fiquei surpreendido com o convite de uma professora do ensino secundário, para que participasse num debate com os seus alunos . Aceitei de imediato

Porque me interesso por política? Mesmo no regime salazarista ,a minha família e um núcleo de anti-regime apoiou Humberto Delgado à presidência da Républica ,bem como apoiou o sequestro do Navio Santa Maria por Henrique Galvão.

O padre Rufino ,da Capela da Ajuda ,dialogava com os jovens ,cantava canções em defesa do povo e pela libertação das nossas almas mas já na vida terrena…

Em pleno adro da Capela da Ajuda fez-se um peça de teatro sobre os diversos «ismos». Estávamos em 1965.

Vou estudar para Lisboa em 1968, era a revolta nas Universidades e o Maio de 1968 em França.

Nas eleições, controladas pelo regime fascista em 1969 fui activista da CDE ,alguns colegas foram presos e fui ocupar o lugar na luta daqueles que estavam presos por delito de opinião.

Em 1970 tornei-me militante do PCP e no primeiro de Maio de 1972 fui preso pela PIDE/DGS.

Fiz o serviço militar entre Outubro de 1972 e Junho de 1975, participei na Guerra Colonial e na descolonização. A minha companhia teve 5 mortos e 17 feridos graves em Sagal/Mueda-Moçambique

Que vou dizer aos jovens?

Vou falar do que mudou com o 25 Abril de 1974

Antes do 25 de Abril só havia um partido político, a ANP (Acçao Nacional Popular),que apoiava o regime.Depois da revolução dos cravos formaram-se diversos partidos.

Antes de Abril ,não havia eleições livres. Depois toda as pessoas podem votar é um dever cívico não obrigatório.

Antes as mulheres não podiam viajar sozinhas para fora do País ,sem autorização escrita do marido. Depois da Revolução de Abril, homens e mulheres têm os mesmos direitos.

Antes havia a polícia política a PIDE /DGS, com milhares de bufos e informadores por todo o lado incluindo dentro das forças armadas.

As cadeias estavam abarrotando de presos de delito de opinião em Portugal e nas colónias. Hoje temos liberdade e os povos africanos tornaram-se independentes.

Antes cada patrão pagava o que entendia .Hoje existe o salário mínimo e a contratação colectiva.

Antes havia a censura na comunicação social, hoje há liberdade de imprensa e outra comunicação social.

Antes os jovens passavam 4 anos de tropa sendo que 2 era na Guerra Colonial por onde passou 1,5 milhões de jovens .Tivemos milhares de mortos feridos e estropiados e stressados de guerra.

Antes a saúde era uma desgraça, hoje temos o Serviço Nacional de Saúde que estamos sempre a reclamar pelo seu melhoramento.

Antes a educação era para os filhos dos ricos e / ou remediados, depois de Abril democratizou-se o ensino.

O MFA , Movimento das Forças Armadas que derrubou o regime anterior, tinha 3 lemas: Democratizar o País , formar diversos partidos políticos o que veio a acontecer, Descolonizar ,o que aconteceu hoje temos um conjunto de Países independentes e amigos, Desenvolver o País. O país mudou muito, mas é preciso e urge aprofundar a democracia económica e social é necessário diminuir o fosso entre ricos e pobres.

Estudos, encomendados pela P.R., mostra que mais de 57% de Portugueses entre os 15 e 24 anos, dizem não ter interesse pela política e apenas 17.3% considera que a democracia funciona bem.Em 2007 o grau de satisfação era de 33,8%.

Nas eleições europeias, apenas 19% de jovens portugueses com idades entre os 18 e 24 anos foram votar, mas na Europa nalguns países foi de cerca de 10%.

A realidade demográfica portuguesa alterou-se profundamente, há menos 1,5 milhões de jovens em Portugal do que há 40 anos. Em Portugal somos cada vez menos e mais velhos.

Diz-se que os jovens já nasceram com a democracia e não sentem nenhuma necessidade de participação. Afirma-se que o activismo político partidário está resumido á «profissionalização política».

Precisamos de jovens combatentes pelos seus direitos na escola ou no trabalho ,de gente com vontade de defender o seu emprego e a qualidade do mesmo. Quem não participa na vida cívica e política, faz o que os ouros decidem, não podem depois lamentar-se.

Fechar Menu