Orçamento do Estado Madeira

Juntas recebem mais 227 mil euros, mas querem mais verbas

None

O coordenador da ANAFRE na Região lembra o papel das autarquias considerando haver necessidade de mais verbas.

Orçamento de Estado contempla um aumento de 227 mil euros para as 54 Freguesias da Região. Em 2020 o valor estava tabelado nos 4.264.820 euros. Em 2021 passa a ser 4.491.857 euros. No entanto e numa altura em que está aberta a janela da discussão do Orçamento de Estado, Celso Bettencourt, coordenador da ANAFRE na Região, diz apesar de ter existido um acréscimo de “227 mil euros”, quando comparado com 2020, a fatia de 4,5 milhões de euros derramada por todas “é manifestamente insuficiente” para poder garantir uma actividade que as Juntas possuem, reage quando confrontado com o tema.

A realidade dos Açores é incomparavelmente diferente. O arquipélago vizinho é constituído por 19 municípios e tem 156 freguesias que vão receber 7.547.261 euros 

O também presidente da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos lembra que no passado recente o Estado acabou por ceder na luta que a ANAFRE travou aumentando o valor das transferências em cerca de 25%, porém, no seu entender, faz todo o sentido que a proposta apresentada ainda fosse mais além. "Ou seja, actualmente são 2%, em 2022 passa a 2,5%, mas defendíamos 3%", explica.

O dirigente sublinha o papel de proximidade e de ajuda que todos os executivos têm tido e que essa acção ficou ainda mais vincada quando tiveram de lidar e auxiliar em tempo de crise pandémica, mas que, nalgumas situações, fizeram agudizar dificuldades que diariamente já enfrentavam.  

Com parcos orçamentos, o autarca social-democrata estima que nalgumas Juntas “o acréscimo das despesas chega a ultrapassar os 8% para aquisição de materiais e de equipamentos de desinfecção” e de combate ao novo coronavírus. 

Fechar Menu