Madeira

Mestrado em Direito leccionado na Madeira e melhoria informática no horizonte da Ordem dos Advogados

Conselho Regional da Ordem dos Advogados tomou hoje posse no Palácio da Justiça, no Funchal.

Paula Margarido tomou hoje posse como presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados. Foto Helder Santos/ASPRESS
Paula Margarido tomou hoje posse como presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados. Foto Helder Santos/ASPRESS

Um mestrado em Direito, ministrado na Madeira, é um dos principais objectivos que o Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados pretende alcançar para a Região. Paula Margarido tomou posse, esta tarde, como presidente desta Ordem e fez questão de frisar a importância da formação nesta profissão.

Na sua intervenção, a advogada salientou a necessidade de um novo modelo de estágio pois, “o estado actual da profissão não se adequa ao modelo vigente”.

A falta de revisão dos honorários dos advogados no sistema de acesso ao Direito mereceu também reparos da presidente recém-empossada, que lembrou que estes não são actualizados desde 2004.

Por seu lado, Ricardo Pereira, que tomou posse como presidente do Conselho de Deontologia da Madeira, salientou que “a Justiça para ser boa não pode ser rápida, mas que alguns processos poderiam ser simplificados”. Um investimento no campo informático permitiria o envio de notificações por correio electrónico, acelerando assim alguns destes processos.

Já o Bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão disse ser “inaceitável” a falta de revisão dos honorários dos advogados, bem como o facto da grande maioria dos cidadãos não terem acesso à Justiça devido às custas judiciais. Por isso, a Ordem pretende trabalhar, a fim de apoiar os advogados na sua ajuda para que os cidadãos alcancem a Justiça.