Turismo

Cinco principais grupos hoteleiros portugueses em congresso em Viana do Castelo

Os cinco principais grupos hoteleiros portugueses vão participar no 31.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, que vai realizar-se entre 20 e 22 de novembro, em Viana do Castelo, anunciou hoje o presidente da associação do setor.

O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Raul Martins, que falava aos jornalistas, em conferência de imprensa, na Câmara de Viana do Castelo, adiantou que o encontro deverá reunir cerca de 400 congressistas de todo o país.

"Em 2014, Braga foi palco deste congresso, pelo que, cinco anos depois, faz todo o sentido voltar ao Norte e realizá-lo, pela primeira vez, nesta cidade. Nestes últimos anos, muita coisa mudou, o turismo cresceu, surgiram projetos inovadores e o Norte tornou-se num dos destinos de preferência e referência do nosso país, tendo sido o destino que mais cresceu em 2018, com quatro milhões de hóspedes e quatro milhões de dormidas", destacou.

Organizado pela AHP, a maior associação hoteleira nacional, o congresso, que tem o apoio da Câmara de Viana do Castelo, tem como tema "Portugal: Preparar o Amanhã".

O programa inclui seis painéis e juntará entre outros, os cinco principais grupos hoteleiros portugueses que representam cerca de 140 hotéis, mais de 20 mil quartos em Portugal.

Raul Martins sublinhou a importância do debate em torno das perspetivas de um setor que "tem ciclos de expansão e contração, estádios de maturação, concorrência e afirmação de modas, tendências e destinos.

"Os anos mais recentes em Portugal foram os do ciclo de expansão. Que sinais há no horizonte? Continuaremos a crescer? Como, onde, em que mercados e em que segmentos? Que indicadores temos hoje que nos permitem antecipar o que será o amanhã?" questionou.

O congresso começa no dia 20 de novembro, pelas 19:00, com uma mostra de produtos regionais. Os dias 20 e 21 de novembro serão dedicados a debater temas como "Crescer a Norte", "A Convergência Ibérica", "O Investimento Hoteleiro em Portugal", e "A transformação da indústria da aviação", com a presença prevista do ministro Adjunto e da Economia.

O protocolo para a realização do 31.º congresso promovido pela associação e a capital do Alto Minho foi assinado em março, na BTL, em Lisboa, entre a AHP e a Câmara de Viana do Castelo.