Madeira

“Tu tens futuro? Claro que sim. Mas importa que sejas o primeiro a acreditar, mesmo que sejas o único”

Ricardo Miguel Oliveira fez intervenção motivacional e interactiva no Encontro Municipal de Juventude

None

“Sou uma espécie de militante de um sentimento que não é de todo colectivo: acredito que Portugal, a Madeira, a Calheta e cada um de vós tem futuro! E é pelo futuro que vamos”. Foi desta forma que o director do DIÁRIO de Notícias e da TSF Madeira, Ricardo Miguel Oliveira começou a sua intervenção no V Encontro Municipal de Juventude, a decorrer no auditório do Mudas, na Calheta.

O ‘nosso’ director fez uma abordagem motivacional e interactiva, convidando alguns jovens presentes a irem ao palco partilhar as suas experiências de vida.

“No passado, falar do futuro era intrometer-se em artes de adivinho, ser bruxo ou vidente das estrelas. Hoje não é preciso bola de cristal para traçar cenários. Tudo é mais previsível. Ou seja, o futuro é cada vez mais determinado pelo presente, por aquilo que somos capazes de fazer já e de preferência bem, mesmo que por vezes possamos errar e falhar”, admitiu.

Lembrou que “há uma canção que nos mostra o caminho: quem sabe faz a hora, não esperem acontecer. Para que o futuro não seja igual ao passado”, sublinhou.

“Agir é pertencer a uma ‘geração construtiva’, a exemplo do que escreveu Almada Negreiros no seu ‘Ultimatum Futurista’” referiu, antes de concretizar que “o futuro exige” Atitude, Orgulho, Análise, Luta, Universalismo, Responsabilidade, Exemplos, Instrução, Esperança, Voluntariado, Talento, Determinação e Vontade.