Teatro Baltazar Dias coprodutor de estreia nacional ‘Os se7e prazeres capitais’
O Teatro Municipal Baltazar Dias coproduz com o ‘Coro Setúbal Voz’, nos próximos dias 10 e 11 maio, dois concertos encenados.
O espectáculo ‘Os se7e prazeres capitais’ com a direcção e concepção de Jorge Salgueiro, a partir de ‘A Divina Comédia de Dante Alighieri’, tem como ponto de partida os arrependimentos mais comuns declarados às portas da morte.
O coro faz uma viagem pelas sete cornijas do purgatório, pecando e exultando o pecado como parte essencial do processo para aceder ao paraíso, vulgarmente conhecido por felicidade.
O espectáculo é de 60 minutos, sendo interpretado por cerca de 40 coralistas, a soprano Juliana Telmo será acompanhada por músicos ao vivo, Iryna Bandura e Norberto Gomes, num elogio à paixão de viver. A voz é de Paula Erra.
O ‘Coro Setúbal Voz’ é um projecto de música erudita contemporânea, valorizado pela criação de uma identidade própria trabalhando um repertório constituído essencialmente por peças dos séculos XX e XXI. O coro visa a produção de concertos e espectáculos de forte valorização cultural e em particular, numa fusão da música coral com outras áreas artísticas performativas.
O coro editou recentemente dois ‘videoclips’, o primeiro ‘MUSA’, com base no poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, com música de Jorge Salgueiro, sendo a imagem gravada na serra da Arrábida.
O segundo ‘videoclip’ ‘Ah! MINHA DINAMENE!’ um poema de Luís de Camões com música de Jorge Salgueiro, está subordinado à temática do amor.