Madeira

SESARAM promove campanha de prevenção do Cancro de Pele

Foto DR
Foto DR

À semelhança dos anos anteriores, o Serviço de Dermatologia do SESARAM, E.P.E., dirigido pela médica dermatologista Anabela Faria, em parceria com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, promove uma Campanha de Prevenção do Cancro de Pele / Euromelanoma, no dia 15 de maio de 2019, na consulta externa de Dermatologia do Hospital dos Marmeleiros.

Os rastreios aos utentes com lesões pigmentadas ou doentes com suspeita de ter cancro da pele decorrem em dois turnos, das 9h às 12h e das 13h às 16 horas, nos quais serão observados cerca de 100 utentes.

Esta campanha, dinamizada em 46 serviços de dermatologia do país, está integrada no âmbito do Dia do Euromelanoma/Dia dos Cancros da Pele, no sentido detectar lesões, promover e partilhar informação acerca da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro da pele.

O cancro de pele é uma das formas de cancro mais tratáveis, com uma taxa de recuperação muito alta. Contudo, a consciência pública sobre os sintomas do cancro da pele ainda é baixa, pelo que a deteção precoce é vital.

Atualmente estima-se que, em Portugal, a incidência do Melanoma (o cancro de pele mais perigoso) seja 10 novos casos por 100.000 habitantes, por ano, o que significa cerca de 1000 novos casos, por ano. Quanto aos carcinomas (basocelular e espinocelular) mais de 100 novos casos por 100.000 habitantes o que representa mais de 10.000 novos casos por ano. Assim, os cancros de pele, em geral, representam o cancro humano mais frequente.

A prevenção e o autoexame são essenciais para controlar este problema, pelo que perante algum sinal suspeito, recomendamos que consulte imediatamente o seu médico. Um tratamento tardio reduz as hipóteses de um tratamento bem-sucedido.

Recorde-se que no âmbito da campanha realizada em 2018 no Serviço de Dermatologia do Hospital dos Marmeleiros, foi possível rastrear 122 utentes, foram diagnosticados três melanomas, treze basilomas, quatro carcinomas espinocelulares e vários nervos atípicos, resultados demonstrativos da relevância desta ação. Identoifiucadas as situações, os utentes passam a ser acompanhados pelo Serviço de Dermatologia do SESARAM.