5 Sentidos

Hoje abriu a 3.ª Semana da Arte dos Antigos Alunos da Escola da APEL

None

A Semana da Arte que decorrerá até ao próximo dia 3 de Maio, percorrerá vários espaços da cidade dos Funchal. De destacar que, este evento recebeu a “chancela” da Direcção Geral do Património Cultural, do Ministério da Cultura, tendo sido integrado na Programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Diogo Goes, Vice-Presidente da Direção da AAAEA, começou por agradecer a todos os artistas que participarem nas anteriores edições da Semana da Arte e numa breve alocução sobre a “Importância das expressões Artísticas na Educação de uma sociedade contemporânea” e referiu que: “Tantas são as vezes que nos esquecemos, que todo o conhecimento humanista, que a História, como as expressões artísticas têm como principal objectivo, estimular o espírito crítico e a reflexão, primeiro sobre o passado, tornando-o inteligível; depois sobre o presente, tornando-o questionável; e depois sobre qual o futuro que verdadeiramente queremos, lembrando-nos de que somos capazes de sonhar!”

“Aprender ou intervir artisticamente não serve apenas para conhecermos o passado, mas para antevermos o nosso futuro e ao fazê-lo saibamos operar no presente as transformações necessárias à construção de um mundo melhor.” disse ainda.

Já Gonçalo Faria, Diretor Pedagógico da Escola da APEL agradeceu a cooperação com a Associação de Antigos Alunos e com o Município do Funchal: “continuaremos a trabalhar convosco no sentido de cimentar esta profícua relação, no que diz respeito à educação cuidada e integral dos jovens, mas também no continuarmos a contribuir para o desenvolvimento da Cidade do Funchal, seja em atividades de formação ou pela colaboração em novas iniciativas e projectos”.

A Vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Idalina Perestrelo que presidiu à abertura desta Semana da Arte da Associação de Antigos Alunos da Escola da APEL, destacou o apoio dado pela autarquia Funchalense ao conjunto das iniciativas levadas a cabo pela Associação e pela Escola e reiterou a disponibilidade do Município do Funchal em apoiar iniciativas de excelência que promovam a educação artística e levem a arte a todos os públicos.

De referir que a sessão de abertura contou com uma atuação teatral, do Grupo de Teatro da Escola da APEL, com a coordenação de Graça Garcês, professora neste estabelecimento de ensino, e antiga aluna. Os alunos apresentaram a peça “D.U.D.A” que marcou estreia no Festival Carlos Varela e versou sobre os Direitos e Protecção Animal.

De destacar que este evento recebeu a “chancela” da Direcção Geral do Património Cultural, do Ministério da Cultura, tendo sido integrado na Programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A Semana da Arte decorrerá até ao próximo dia 3 de Maio, percorrendo vários espaços da cidade dos Funchal.

Francisco Gomes, Presidente da Direcção destaca o sucesso da iniciativa que se realiza pelo terceiro ano consecutivo envolvendo mais de 1800 participantes ao longo destes três anos, e promete muitas mais iniciativas ao longo deste e próximos anos.