5 Sentidos

Tatento francês envolve OCM em programa de Mozart e Beethoven

O concerto na Assembleia Legisltativa da Madeira conta com Juliette Hurel e Benoît Fromanger

Foto DR
Foto DR

A 1.ª flauta da Orquestra Filarmónica de Roterdão é a convidada de amanhã da Orquestra Clássica da Madeira (COM), que se apresenta em concerto às 18 horas no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira. Juliette Hurel e os restantes músicos actuam sob a direcção do maestro Benoît Fromanger, que está pela segunda vez na Região neste papel.

Distinguida por unanimidade com o primeiro prémio de flauta e o primeiro prémio de música de câmara no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, entre outros prémios em diversos concursos, a solista tem hoje uma “distinta carreira” na orquestra holandesa, como sublinha Norberto Gomes, director artístico da OCM. Vai interpretar na Madeira o Concerto para Flauta e Orquestra em Ré maior de Mozart, uma das obras seleccionadas para este final de tarde, juntamente com Abertura As Bodas de Fígaro, do mesmo compositor, e a Sinfonia nº6 ‘Pastoral’, em Fá maior, Op.68 de Beethoven.

A artista dedica-se também à música de câmara e ao ensino, tendo no currículo colaborações com Martha Argerich, Youri Bashmet, Gidon Kremer, Truls Mork, Jean-Guihen Queyras, Scharoun Ensemble Berlin, refere a organização. Enquanto solista, acrescenta, pode ser ouvida regularmente com orquestras francesas, mas também com a Orquestra Sinfónica Metropolitana de Tóquio, Hong Kong Sinfonietta, Orchestre Métropolitain de Montréal, Orquestra BBC Wales.

A flautista tem ainda uma série de gravações.

Sobre o maestro, o director artístico resume o seu talento em duas frases: “Distingue-se pela estética sonora rica e um elegante sentido de fraseado. O seu respeito pelos músicos e pelo público, a sua energia, generosidade e paixão fazem de Fromanger um imperdível maestro nos palcos musicais internacionais”.

Os bilhetes custam 20 euros para o público em geral. Há descontos.