País

Mulheres representam 1% da oferta global de marítimos em navios a nível internacional

None

A DGRM - Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos participou, de 25 de Fevereiro a 1 de Março, na Reunião Sectorial sobre o Recrutamento de Marítimos e a Promoção de Oportunidades para as Mulheres, realizada na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra.

Uma das conclusões da reunião refere que a oferta global de marítimos disponíveis para serviços em navios que operam internacionalmente é de 1.647.500 e destes, apenas um por cento é do sexo feminino.

A reunião contou com a discussão de vários temas relacionados com o sector e pretendeu potenciar o recrutamento de marítimos devidamente habilitados, assegurando a manutenção dos indivíduos mais experientes e qualificados, nos quais se incluem as mulheres marítimas.

Um dos aspetos debatidos a este propósito foi o da realização de testes de gravidez obrigatórios na fase de recrutamento que, de acordo com a OIT, não devem ser utilizados para discriminar as mulheres.

Portugal fez parte, em representação da União Europeia, de um dos grupos de trabalho constituídos no decurso da reunião para preparação da documentação final, tendo aprovado várias recomendações relacionadas com a promoção da igualdade de oportunidades para as mulheres marítimas, o incentivo à divulgação de informação sobre assédio e bullying no local de trabalho, a promoção e a contratação de mulheres não só para serviço de mar, mas também em terra, assim como a avaliação da saúde dos marítimos, incluindo a saúde mental.

A reunião contou com a participação dos Representantes dos Estados com assento na OIT, assim como Representantes dos Marítimos e dos Armadores.