Madeira

Empresa de Electricidade da Madeira alerta para tentativas de fraude e explica como agir

None Ver Galeria

A Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) está a alertar os seus clientes, através da sua página oficial, para verificarem sempre a veracidade das mensagens que recebem via email ou sms para cobrança de valores em dívida em nome da EEM. Isto porque, há tentativas de fraude em nome da empresa.

ALERTA PARA FRAUDES

Como identificar uma tentativa de cobrança fraudulenta?

Esteja atento às tentativas de fraude digital e telefónica para cobrança de valores em nome da EEM. Verifique sempre o remetente da mensagem e os dados inscritos na mensagem.

A EEM informa que a única referência Entidade verdadeira usada pela EEM é a 20832.

A EEM lembra que “não faz cobranças através das equipas técnicas”, que “a cobrança de facturas em dívida nunca é feita presencialmente”, que “os técnicos que vão realizar as leituras ao contador não pedem aos clientes para assinar documentos” e que a empresa “não cobra por alterações contratuais”.

Se tiver dúvidas ou suspeita sobre tentativas de fraude, como devo actuar?

Caso receba mensagens por email ou sms falsas, que representam um esquema de phishing, através do qual uma entidade desconhecida pretende extorquir os seus dados pessoais e dinheiro, ignore a mensagem, não click em links que possam existir e apague a mensagem.

Se tiver dúvidas ou suspeita sobre tentativa de fraude, ou se estiver a ser vítima de alguma tentativa de fraude em nome da EEM, deve entrar em contacto com o serviço de apoio ao cliente pela linha gratuita das 8.00h às 24.00h, Tel - 800 221 187, ou dirigir-se ao balcão de uma das lojas EEM para esclarecer as suas dúvidas.

A EEM já identificou tentativas de Fraude feitas por entidades desconhecidas junto dos seus Clientes?

Sim, os Clientes da EEM que receberam a mensagem que aqui transcrevemos, foram alvo de uma tentativa de cobrança fraudulenta:

“Caro Cliente tem valores em divida evite o corte a partir de 12/11 se não pagou, pode faze-lo no MB: Ent 21800 Ref 366183259 Valor 143 EUR

EEM”

Caso receba estes SMS, que representam um esquema de phishing, através do qual uma entidade desconhecida pretende extorquir o seu dinheiro, ignore a mensagem, não click em links que possam existir e apague o SMS.