5 Sentidos

Orquestra Clássica da Madeira inicia ciclo de concertos de compositores locais

None

A Orquestra Clássica da Madeira vai interpretar 12 concertos do compositor madeirense do século XVIII António Pereira da Costa, no âmbito de um clico que se inicia hoje (23 de Janeiro) e decorre até 15 de Junho, anunciou a organização.

“Um dos propósitos para esta temporada foi colocar o máximo de obras de autores madeirenses ou de inspiração madeirense”, explicou o director artístico da Orquestra Clássica da Madeira, Norberto Gomes, em conferência de imprensa, no Funchal.

O responsável vincou, por outro lado, que está projectada a reedição das respectivas partituras, como forma de estimular a internacionalização da música composta no arquipélago.

O ciclo de ‘concertos grossos’, onde um conjunto de solistas alterna com a totalidade da orquestra, começa com a obra de António Pereira da Costa, em concerto no dia 23 de Janeiro, já esgotado, no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

O investigador Paulo Esteiro explicou, por seu lado, que o músico António Pereira da Costa foi mestre capela da Sé do Funchal e o primeiro madeirense conhecido a editar partituras.

Os seus 12 ‘concertos grossos’ foram publicados em 1741 em Inglaterra e integram uma lista nacional restrita de música barroca.

O primeiro concerto será dirigido pelo maestro Pedro Neves.