Mundo

Facebook revela falha de segurança que comprometeu 50 milhões de contas

None

A rede social Facebook revelou hoje uma falha de segurança que afecta “quase 50 milhões de contas” e permitiu a piratas informáticos assumir o controlo das contas dos utilizadores.

“A falha foi reparada ontem (quinta-feira) à noite”, indicou hoje o administrador do grupo tecnológico, Mark Zuckerberg, numa conferência telefónica que começou pelas 17 horas TMG (18 horas de Lisboa).

As equipas da rede social “descobriram um problema de segurança que afectava perto de 50 milhões de contas; nós estamos a levar isto muito a sério”, tinha antes escrito o grupo tecnológico em comunicado, acrescentando estar a tomar “medidas imediatas”.

É mais um contratempo -- cuja gravidade está ainda por determinar -- para a maior rede social do mundo e os seus mais de dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

O preço das suas acções na Bolsa caiu, fechando um pouco acima dos 3% em relação à mesma hora de quinta-feira.

A confiança dos utilizadores tem sido bastante abalada nos últimos meses devido a vários escândalos, entre os quais a revelação da partilha de dados pessoais para fins políticos à revelia dos utilizadores ou ainda a difusão de mensagens destinadas a influenciar secretamente as eleições em diversos países, incluindo os Estados Unidos e a França.