Madeira

Greve dos enfermeiros chegou aos 90% durante a noite

Os números são do Sindicato, que antecipa para hoje uma adesão ainda maior

Os serviços mínimos continuam assegurados.   Foto Arquivo
Os serviços mínimos continuam assegurados. Foto Arquivo

Depois de um dia de forte adesão à paralisação dos enfermeiros, hoje, o segundo e último da greve convocada a nível nacional, deverá ficar marcado pela ausência de ainda mais profissionais ao serviço, antecipa Juan Carvalho. O presidente do Sindicato dos Enfermeiros da Madeira estima que “ainda aumente em relação ao dia de ontem”, tendo em conta os dados que teve acesso dos turnos da tarde e da noite. Segundo o sindicalista, no turno da tarde teve uma adesão de 82% e o turno da noite chegou aos 90%. “Em muitos serviços e internamento estiveram apenas os serviços mínimos”, revelou. É provável, disse, que hoje durante o dia a adesão seja maior, “o que quer dizer que os enfermeiros se revêem nos motivos que levaram a esta jornada de luta”.

Até ao momento ainda não há acordo. Em causa nesta paralisação está a progressão nas carreiras e o suplemento remuneratório para os enfermeiros especialistas.

Os quatro sindicatos que decretaram a greve vão reunir-se hoje a partir das 14h30 para avaliar a jornada e perspectivar novas greves, atendendo a que no próximo dia 4 de Outubro há uma nova ronda negocial com os sindicatos. “Esperemos que o Governo apresente uma proposta que corresponda àquilo que são as expectativas dos enfermeiros e aquilo que são os compromissos assumidos com os sindicatos”, acrescentou.