Madeira

Humberto Vasconcelos lança novidades para o Porto Santo

O grupo de folclore também marcou presença na Mostra. Foto: Gonçalo Maia
O grupo de folclore também marcou presença na Mostra. Foto: Gonçalo Maia

“A resposta para o futuro que nós queremos, dar mais e melhor para o Porto Santo, é que vamos realizar uma construção de uma adega para a produção do vinho caracol aqui no Farrobo, uma adega apropriada e com dimensão certa para realidade da ilha”, disse o secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, na abertura da Primeira Mostra de Agropecuária da ilha dourada.

Neste certame que se realiza no campo experimental do Farrobo, organizado pela direcção regional para Administração Pública do Porto Santo, com a colaboração da secretaria regional, Humberto Vasconcelos adiantou ainda, “após uma conversa mantida no Porto Santo, com o director regional, Jocelino Velosa, achamos que era necessário fazer uma melaria”.

“ Vai ser construída uma melaria para os apicultores, investimento esse que será feito no Farrobo, por forma, a que possamos certificar o mel do Porto Santo e ter um produto comercializável e com a qualidade que tem direito”, disse o secretário regional.

Humberto Vasconcelos salientou ainda que “o Governo Regional também vai realizar a Estrada das Areias, que era uma obra que estava na alçada da edilidade, e o acordo que fizemos com o Presidente da Câmara actual foi ficar na alçada da secretaria da Agricultura e Pescas, e vai assim construir esse caminho agrícola na ilha do Porto Santo, com as despesas do Governo Regional e fundos comunitários, e é assim uma ajuda clara, às finanças da Câmara Municipal da ilha, e mostra bem a preocupação por parte do Governo Regional às acessibilidades locais”.

Quanto à iniciativa pioneira da Primeira Mostra Agropecuária do Porto Santo, Humberto Vasconcelos disse: “Brilhante a realização, demonstra bem o trabalho realizado pelas entidades locais e regionais”.

“ A Direcção Regional para administração pública do Porto Santo tem desenvolvido um trabalho no sítio do Farrobo muitíssimo bom, os técnicos que estão no Porto Santo, bem como os outros técnicos que a secretaria envia para acompanhar toda actividade pecuária da ilha, estamos muito satisfeitos”, disse o governante.

Humberto Vasconcelos disse ainda que o Porto Santo, “tem hoje 100% das explorações licenciadas na ilha na área do mel, temos um produto de excelência, temos um conjunto de apicultores com a actividade em crescendo e com uma qualidade acima da média”.

“Vamos continuar a apostar na agricultura do Porto Santo, criando qualidade”. Acrescentou Humberto Vasconcelos: “desde o início do nosso mandato, um protocolo entre o governo, os agricultores e hotelaria da ilha para escoar os produtos, demonstra bem o trabalho que tem vindo a ser realizado”.

O secretário regional da tutela da agricultura deu resposta a alguns críticos: “ Há aí um senhor que gosta de falar sobre a agricultura e outros temas, mas a história do senhor pouco abona na sabedoria sobre os vários assuntos da ilha do Porto Santo”.

“ O que eu sei é que na ilha do Porto Santo as entidades locais e regionais têm realizado um trabalho em prol da toda economia local, não só nos transportes. E fora a época de Verão, através de um trabalho de apoio de todas as actividades locais, como na preservação da natureza, mas também, outros investimentos feitos por outras secretarias regionais têm feito no Porto Santo, demonstra bem que a ilha dourada tem sido tratada em primeira linha e em primeira mão, e resultado está aqui neste certame, a alegria das pessoas, dos agricultores”.