Madeira

Câmara do Funchal realiza estudo de caracterização do Largo da Fonte

FOTO Arquivo
FOTO Arquivo

A Câmara do Funchal vai avançar com um estudo de caracterização da geologia, geofísica e geotécnica no Largo da Fonte, no Monte, onde a queda de uma árvore provocou 13 mortos a 15 de agosto de 2017, anunciou hoje a autarquia.

Numa nota enviada à agência Lusa, o município do Funchal adianta que esta acção surge “no seguimento do relatório preliminar apresentado pelo engenheiro Pedro Ginja à queda do carvalho no Monte no verão do ano passado, e face às conclusões apresentadas no mesmo”.

O mesmo documento acrescenta que uma dessas conclusões tem relação com a “necessidade de serem encetados esses mesmos estudos subsequentes à sua peritagem inicial”.

“A Câmara Municipal do Funchal decidiu, assim, desencadear os procedimentos necessários para dar continuidade aos respectivos estudos especializados, através da contratação de uma equipa de peritos de referência nestas áreas, da região e não só, com o intuito de contribuir para apurar as possíveis causas relacionadas com a queda do carvalho a 15 de agosto de 2017”, aponta.

Também menciona que “os levantamentos preliminares já começaram no terreno, estando prevista, para breve, a apresentação do plano de trabalhos completo, da equipa envolvida e da respectiva calendarização para esta segunda fase dos estudos especializados de peritagem da queda da árvore do Monte”.