Madeira

Nós, Cidadãos! questiona o Governo Regional sobre o Campo de Ensaio Florestal

FOTO DR
FOTO DR

O movimento NÓS, Cidadãos! questionou, hoje, o Governo Regional da Madeira sobre a criação de um Campo de Ensaio Florestal no Montado da Alegria, nas Serras de São Roque (Funchal), promessa esta assumida pelo executivo no rescaldo dos incêndios de 2016.

“Ainda as cinzas dos incêndios de 2016 estavam quentes, já o Governo Regional da Madeira anunciava, a 18 de Agosto desse mesmo ano, a criação de um Campo de Ensaio Florestal no Montado da Alegria, nas Serras de São Roque (Funchal). Ora, passados quase ano e meio, e não sendo conhecido nenhum desenvolvimento concreto do projecto (e promessa do executivo), o NÓS, Cidadãos! questiona se o assunto está esquecido – ou já mesmo extinto – ou foi apenas uma notícia para cavalgar a onda do terrível momento vivido na altura?”, indaga o NÓS, Cidadãos!

Na mesma nota dirigida à imprensa, o movimento sublinha que o esquecimento “lamentável” seria um “mau prenúncio” para outras medidas de combate aos incêndios florestais, como é o caso da criação da Faixa de Gestão de Combustíveis no Caminho dos Pretos e acusa o Governo Regional de seguir uma “esta estratégia de fuga em frente, abanando com novos projectos e esquecendo (ou omitindo) os anteriores”.

Recorde-se que o Campo de Ensaio Florestal, tinha previsto ocupar uma área de 25 hectares no Montado da Alegria, constituindo um campo de ensaios para quem quisesse aprender a reconverter terrenos baldios em áreas florestais, ou erradicar espécies invasoras das respectivas propriedades.

Na altura, o Governo Regional admitia que a área florestal do Montado da Alegria, propriedade da Região, estava ocupada pelas chamadas ‘espécies do fogo’ – acácia, eucalipto e mato diverso – assumindo que o projecto teria também como objectivo a reconversão e florestação com espécies que reduzem o risco de incêndio.

O NÓS, Cidadãos!, que afirma concordar com os pressupostos do projecto, “lamenta que este esteja a ser esquecido, ou tenha inclusive sido abandonado”.