Madeira

Dia de muitas nuvens e sem chuva

Ilhas dos Açores atingidas por depressão Etienne com chuva, vento e agitação marítima

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Um dia cinzento e sem chuva. Será assim esta segunda-feira no arquipélago da Madeira, com períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante Sul, tornando-se moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas a partir da tarde.

Ni Funchal será igualmente um dia com períodos de céu muito nublado, mas de vento fraco (inferior a 15 km/h), com temperaturas entre os 22ºC de máxima e os 16ºC de mínima.

Câmara de lobos também chega aos 22ºC, desce aos 15ºC, no Caniçal, em Machico, no Porto Moniz e em Santa Cruz a mínima será de 16ºC, não indo a máxima além dos 20ºC. Entre os 15ºC e os 21ºC está hoje a Ponta do Sol. Ponta do Pargo chega aos 19ºC, e desce aos 14ºC, Santana mantém esta mínima mas não vai além de 18ºC de máxima. São Vicente apresenta hoje valores entre os 12ºC e os 20ºC e o Porto Santo entre os 14ºC e os 20ºC.

Quanto ao estado do mar, estão previstas ondas de Noroeste com 2,5 a 3,5 metros na costa Norte e de Sudoeste com 1 a 1,5 metros na costa Sul. A água mantém-se nos 20ºC.

Pior estará hoje o arquipélago dos Açores. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicou hoje que “uma depressão em fase de cavamento, com um sistema frontal associado, deverá agravar o estado do tempo” em todas as ilhas desde a madrugada.

A depressão, de nome Etienne, deverá centrar-se a 330 quilómetros a Sudoeste da ilha das Flores e deverá provocar uma “aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima”, além de uma “forte precipitação”, em concreto nas ilhas dos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial).

É esperado, para o grupo ocidental, a partir das 9h de hoje “vento forte com rajadas que irão intensificando, podendo atingir os 120 km/h durante a tarde”, além de “ondas de Sudoeste passando a noroeste que poderão atingir os sete metros de altura significativa”.

Para o grupo central, diz o IPMA, a partir desta madrugada haverá já “precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoadas”, com o vento a poder atingir rajadas na ordem dos 100 km/h ao longo do dia e as ondas a chegarem aos nove metros de altura.

O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) “será o que menos sentirá os efeitos da depressão Etienne, prevendo-se apenas a ocorrência de precipitação por vezes forte” e eventualmente trovoada.

Para o grupo central dos Açores foi emitido um alerta laranja para agitação marítima entre as 12h e as 21h desta segunda-feira, e de precipitação até às 12h de hoje também, ao passo que no grupo ocidental foi emitido também um alerta laranja, mas para o vento, entre as 15h e as 21h.