Mundo

Novo balanço aponta para três mortos, oito feridos graves e cinco ligeiros em Estrasburgo

None

Um novo balanço do ataque num Mercado de Natal em Estrasburgo, França, aponta para pelo menos três mortos, oito feridos graves e cinco ligeiros, informou a prefeitura daquela região na sua conta da rede social Twitter.

O balanço provisório das autoridades locais foi realizado às 7 horas (6 horas em Lisboa), subindo o número total de feridos de 12 para 13. Na mesma informação, a prefeitura sobe de seis para oito o número de feridos graves.

Contactada pela agência Lusa, fonte da secretaria de Estado das Comunidades disse pelas 7 horas de hoje que “ainda não tem informações a respeito da nacionalidade das vítimas”.

Esta manhã, também, o jornal The Nation, sediado em Banguecoque, confirmando um relato feito por uma testemunha à emissora inglesa BBC, noticiou que um turista tailandês é uma das vítimas mortais.

Anupong Suebsamarn, de 45 anos, morreu vítima de um disparo na cabeça quando caminhava com a sua esposa pelo Mercado de Natal da cidade francesa, segundo representantes de uma associação de tailandeses em França citados pelo mesmo jornal.

O casal chegara no dia anterior a Estrasburgo, onde hoje é aguardada a chegada do embaixador da Tailândia em França, segundo indicou àquela organização a esposa do falecido, quando se encontrava no hospital.

Um dispositivo de 350 elementos das forças policiais foi mobilizado para encontrar o autor do ataque e as manifestações foram proibidas até novo aviso em todo o território da comuna de Estrasburgo.

O homem tem 29 anos, nasceu em Estrasburgo e tem no seu cadastro condenações em França e na Alemanha.

O Ministério Público francês abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.

O Governo francês elevou o nível de alerta no país para “emergência por atentado”, com um reforço de controlo nas fronteiras, aumento de segurança nos mercados de Natal e mobilização de meios envolvidos no dispositivo antiterrorismo.

A cidade de Estrasburgo, localizada no nordeste da França, junto à fronteira com a Alemanha, acolhe a sede do Parlamento Europeu.

Os eurodeputados, confinados desde o início da noite de terça-feira no Parlamento Europeu, começaram a sair do edifício após as 2 horas de hoje (1 hora em Lisboa).

Os funcionários e eurodeputados foram escoltados pela polícia em autocarros e carrinhas para o centro da cidade.

O parlamento ficou confinado desde o começo da noite, após um tiroteio no centro de Estrasburgo, a poucos quilómetros da instituição europeia localizada no norte da cidade.