Turismo

Taxas aeroportuárias na Madeira desceram 1,66 euros

Não é verdade que as taxas nos aeroportos geridos pela ANA estejam acima da média e cresçam desmesuradamente.  Uma ideia defendida no 44.º Congresso da APAVT pelo administrador da ANA, Francisco Pita. Por exemplo, numa comparação tarifária entre 2009 e 2017 nota que as taxas só crescem realmente em Lisboa.

Em relação à Região, 1,66 euros por passageiro é o valor da redução real das taxas aeroportuárias na Madeira, o equivalente a um decréscimo nominal de 0,32 euros, baixa anual na ordem dos 33%.

Em Outubro o presidente executivo da TAP lançou a farpa.“As taxas da Portela são atualmente as mais caras que a TAP paga no mundo inteiro”, disse Antonoaldo Neves. Uma semana depois, a ANA respondeu referindo que as taxas aeroportuárias praticadas em Lisboa estão, na verdade, “abaixo 9,3% da mediana do grupo com o qual é feito benchmark regular”.

De acordo com a ANA, em Lisboa o valor da taxas é de 20,96 euros por passageiro, que compara com o valor mediano fixado nos 23,10 euros por passageiro. Em comparação, no aeroporto de Viena paga-se 32,56 euros por passageiro e em Madrid 28,91 euros por passageiro.

Desde 2013, a ANA VINCI Airports tem feito atualizações anuais de acordo com o modelo de regulação económica definido antes da privatização. Todos os anos, em agosto, a ANA propõe um valor de taxas aeroportuárias calculado com base numa projeção de dados de tráfego para o ano seguinte.