Madeira

Albuquerque diz que Madeira vai apresentar propostas para “rectificar injustiças” do OE19

Albuquerque inaugurou hoje o novo auditório/ sala de sessões da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. Ver Galeria
Albuquerque inaugurou hoje o novo auditório/ sala de sessões da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz.

“Vamos apresentar propostas (de alteração) de tudo aquilo que corresponde às aspirações da Madeira e aquilo que é justo para a Madeira”, declarou o Presidente do Governo Regional, avançando que a primeira proposta será “tentar repor o financiamento para o novo hospital depois da ‘quebra da palavra’ do primeiro-ministro.

O primeiro-ministro assumiu publicamente o compromisso de uma comparticipação de metade dos cursos da obra de construção e equipamentos do novo hospital, avaliado em 340 milhões de euros.

Contudo, na resolução aprovada em Conselho de Ministros publicada no Diário da República, surge apenas 96 milhões de euros, distribuídos por seis anos, entrando na equação o valor devoluto dos actuais hospitais Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e dos Marmeleiros, situado na freguesia do Monte.

As “propostas de alteração orçamental visam rectificar injustiças”, frisou Miguel Albuquerque, referindo-se ao subsídio de mobilidade, aos juros, à dívida dos serviços e ao financiamento da mobilidade aérea.

O governante falava, hoje à margem da inauguração do novo auditório/ sala de sessões da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. Além de ‘inaugurar’ a nova infra-estrutura, anunciou mais um investimento na secundária de Santa Cruz: a cobertura num dos acessos à escola.