5 Sentidos

Jovem músico madeirense lança campanha de crowdfunding para adquirir Tuba

Grande Final do Prémio Jovens Músicos, Orquestra Gulbenkian. Foto: Jorge Carmona
Grande Final do Prémio Jovens Músicos, Orquestra Gulbenkian. Foto: Jorge Carmona

O jovem músico madeirense, Miguel Canada, lançou ontem uma campanha de crowdfunding, através da plataforma PPL, para adquirir uma Tuba.

Miguel Canada, de 20 anos, é aluno do 2º ano da licenciatura na variante de executante/instrumentista na Escola Superior de Música de Lisboa, porém não possui instrumento próprio. “Tenho tido a felicidade de ao longo do meu progresso académico, poder contar com ajuda tanto de professores como de escolas, tendo podido assim evoluir como músico através de instrumentos facultados por ambos. Graças a essas ajudas, recentemente, conquistei o primeiro lugar no Prémio Jovens Músicos 2017 na categoria de Instrumentista Solista de Nível Superior em Tuba”, refere a apresentação do projecto no PPL.

“Comecei os meus estudos musicais na Banda Municipal de Machico em 2008, sendo que a tuba não foi o meu primeiro instrumento mas sim o clarinete, de seguida o trombone e por fim a tuba. Apesar da minha passagem pela aprendizagem tanto do clarinete como pelo trombone, foi a tuba que mais me despertou a curiosidade sendo até hoje o instrumento que me acompanha e com o qual projecto a minha vida”, acrescenta Miguel Canada.

“Grande parte das pessoas fora do meio musical, poderão não ter noção dos custos que uma vida musical traz, principalmente quando falamos de instrumentos musicais, sendo este o motivo desta campanha, a angariação de fundos que me possibilitem a compra de uma tuba”, explica ainda, acrescentado não ter a possibilidade de suportar esses custos, “pelo que peço a vossa ajuda dado que sem este instrumento inviabilizo a continuidade dos meus estudos e da minha humilde carreira”.

O objectivo da campanha é a angariação de 5 mil euros até ao dia 22 de Março. “A ajuda desta campanha é crucial para poder adquirir um instrumento com a maior brevidade possível”, sublinha ainda.

Para saber mais sobre a campanha, visite https://ppl.com.pt/prj/miguel-canada .