Madeira

Bairros históricos do Funchal com novas acessibilidades e habitação jovem

O líder da Coligação Confiança, Paulo Cafôfo, esteve esta tarde no Bairro dos Moinhos, em São Pedro.
O líder da Coligação Confiança, Paulo Cafôfo, esteve esta tarde no Bairro dos Moinhos, em São Pedro.

O líder da Coligação Confiança (PS-BE-JPP-PDR-NC), Paulo Cafôfo, esteve esta tarde no Bairro dos Moinhos, em São Pedro, para anunciar a entrada em vigor da Operação de Reabilitação Urbana Sistemática do Funchal (ORU), publicada na semana passada em Diário da República.

A primeira ORU da História do Funchal e da Região – que Paulo Cafôfo já tinha considerado como “o desafio da década para a cidade” – vai estender os actuais benefícios fiscais à Reabilitação Urbana na cidade aos próximos 15 anos, com um investimento previsto de 71 milhões de euros para o efeito, 56 milhões da parte da Autarquia e outros 15 milhões por parte de privados. O Funchal passa, assim, a ser um dos únicos 29 municípios do país com uma ORU, colocando-se na vanguarda da Reabilitação Urbana a nível nacional.

O Bairro dos Moinhos constitui um dos locais simbólicos para a nova ORU e para a futura intervenção prevista. Paulo Cafôfo considera tratar-se de “uma zona da cidade do Funchal que tem sido esquecida ao longo dos anos, mas que tem um potencial enorme, seja do ponto de vista turístico, seja na qualificação que vamos promover do património edificado, seja, também, na transformação das condições de vida para as pessoas que aqui vivem e para outras que queremos que aqui venham a habitar”. Mas o Bairro dos Moinhos não é o único exemplo desta intervenção. A este juntam-se: o Bairro do Paiol, o Bairro de São João, o Beco dos Arrifes, o Beco dos Frias ou a Rua da Rochinha são outros.

Para a Coligação Confiança o objetivo é simples: “Temos de passar a ter um acesso fácil a estes bairros, não só para os turistas poderem mais facilmente lá chegar, mas, acima de tudo, para garantirmos condições de conforto, comodidade e segurança para todas as pessoas que aqui vivem”. Projetadas estão já múltiplas estratégias inovadoras e diversificadas, tais como: “elevadores, que já foram utilizados em cidades como Lisboa ou Coimbra, e que poderão, em termos de mobilidade, transformar o acesso e tornar estes espaços absolutamente atractivos.” Paulo Cafôfo remata que “estes espaços precisam de novas paredes, de uma nova estética, mas também precisam de gente nova, daí assumirmos, desde já, o objectivo de criar habitação e fazer destes sítios lugares de excelência para viver na cidade do Funchal”.