5 Sentidos

ANP Madeira promove exposição ‘Palmilhar Trilhos da Infância’

None

A Associação Nacional de Professores – Secção Regional da Madeira, vai promover no seu ‘Espaço Professor’ a exposição de pintura ‘Palmilhar Trilhos da Infância’, do professor Octávio Coelho, cuja sessão de abertura realiza-se amanhã, pelas 18h30.

A sua obra define-se em dois vectores convergentes: inocência original e poética do maravilhoso, coexistindo com o surrealismo e o universo onírico.

O seu encontro com o surrealismo acontece numa palestra do artista plástico e crítico de arte, Eurico Gonçalves, no Instituto Politécnico de Bragança, no ano de 1998. A sua expressão está relacionada com a infância e tem uma relação íntima com o sonho, manifestação informal da liberdade pura, isenta de mitos sociais.

Iniciou a sua actividade artística no ano de 1999, na cidade de Bragança, de onde é natural, estudou no IPB - Escola Superior de Educação de Bragança (2002), onde foi motivado e influenciado pelo professor Manuel Trovisco. Actualmente é professor de Educação Visual e Educação Tecnológica do Ensino Básico, no Funchal.

A mostra, que irá estar patente ao público até ao dia 2 de Março, na Secção Regional da ANP, situada na Rua do Dr. Pita n.º 28, Edifício Encosta dos Barreiros, Z, no Funchal, nomeadamente no ‘Espaço Professor’, criado pela ANP Madeira, em 2012, contará ainda com a declamação de poemas da autoria do artista, em simbiose com as criações.

Refira-se que a exposição de Octávio Coelho é itinerante e depois de ter sido já apresentada em Santana, no dia 19 de Julho, na Casa da Cultura, irá percorrer a ilha da Madeira e restante território nacional.