Mundo

Mnangagwa garantiu total segurança e bem-estar a Robert Mugabe

None

O futuro presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, garantiu segurança total ao ex-chefe de Estado Robert Mugabe e família, noticia hoje o jornal estatal The Herald.

Mnangagwa “encontrou-se na quinta-feira com o ex-presidente, o camarada Mugabe, assegurando que ele e a família vão beneficiar de máximas condições de segurança e bem-estar”, refere o jornal.

A notícia do The Herald não especifica o tipo de condições que foram garantidas pelo novo chefe de Estado.

Robert Mugabe, 93 anos, demitiu-se na terça-feira após 37 anos no poder, na sequência de um golpe militar ocorrido na noite de 14 de novembro e que limitou os movimentos do líder e fudador da ZANU-PF (partido no poder) e chefe de Estado.

Mugabe acabou por apresentar a demissão após o Parlamento ter dado início a um processo de destituição que não chegou a concretizar-se.

Emmerson Mnangagwa, 75 anos, líder da ZANU-PF desde o passado domingo, toma posse hoje como presidente do Zimbabué num estádio de Harare, encontrando-se neste momento milhares de pessoas no local.

De acordo com o jornal The Herald, Robert Mugabe informou o sucessor (Mnangagwa) que não vai estar presente na cerimónia de tomada de posse porque “precisa de tempo para descansar”.