Mundo

Zona euro com indicadores de poupança e investimento a subir no 1.º trimestre

FOTO Shutterstock
FOTO Shutterstock

Nível de poupança das famílias na zona euro aumenta no 1.º trimestre´

As famílias na zona euro aumentaram o nível de poupança e o de investimento no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo de 2017, segundo o Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia, no período entre Janeiro e Março, a taxa de poupança das famílias subiu para os 12,0% face aos 11,9% homólogos, mas recuou quando comparada com a de 12,2% do trimestre anterior.

A taxa de investimento, por seu lado, subiu para os 9,0% nos primeiros três meses do ano, quer face aos 8,7% do período homólogo, quer comparando com os 8,9% registados entre Outubro e Dezembro de 2017.

Investimento de empresas na zona euro sobe para 23% no 1.º trimestre

A taxa de investimento das empresas na zona euro cresceu no primeiro trimestre do ano na variação homóloga e em cadeia, mas a margem de lucro recuou face ao período anterior, divulgou hoje o Eurostat.

Entre janeiro e março, a taxa de investimento das empresas subiu para os 23,1%, face aos 22% registados tanto no período homólogo quanto no último trimestre de 2017.

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, a margem de lucro das empresas nos 19 países do euro cresceu para os 40,6% na comparação com os 40,4% homólogos, mas diminuiu face aos 40,8% registados no último trimestre de 2017.

A taxa de investimento das empresas não financeiras é definida como a formação bruta de capital fixo dividida pelo valor acrescentado bruto.

A margem de lucro das sociedades não financeiras é definida como o excedente bruto de exploração dividido pelo valor acrescentado bruto.