Mundo

Venezuela substitui dólar pelo euro e outras divisas para as operações cambiais

None

A Venezuela anunciou hoje que deixará de usar o dólar e que todas as operações cambiais passam a estar referenciadas utilizando o euro e outras divisas convertíveis.

“A partir de agora os leilões do Dicom (taxa de câmbio oficial), os créditos que sejam entregues pelo sistema financeiro nacional, passam a ser em euros, em yuan ou qualquer outra moeda convertível”, anunciou o vice-presidente venezuelano para a área económica.

Tareck El Aissami falava durante uma conferência de imprensa no palácio presidencial de Miraflores.

O governante explicou que o Governo dos EUA tem imposto sanções que impedem a Venezuela de realizar operações com dólares no mercado cambial, público e privado, e transações internacionais de pagamentos.

“Há uma proibição ilegal, arbitrária, contrária ao direito internacional do uso do dólar no mercado cambial nacional (...) Cada vez é muito mais hostil fazer operações”, disse.

Segundo Tareck El Aissami, algumas empresas farmacêuticas venezuelanas, que receberam dólares do Banco Central da Venezuela, a preços preferenciais, viram as suas contas “encerradas” e foram “proibidas de efectuar transações com dólares”.

O vice-presidente venezuelano denunciou que os bancos têm colocado “valores irracionais” nas taxas de intermediação.

“Há sectores financeiros que usaram as sanções para se enriquecerem e isso desde que os EUA agridem com maior ferocidade o nosso sistema económico”, disse.

Tareck El Aissami anunciou ainda que o governo venezuelano prevê destinar dois mil milhões de euros para operações no mercado cambial venezuelano, entre Novembro e Dezembro deste ano.

“Há um ressurgimento do preço do petróleo que tem gerado (mais) ingresso no país”, disse.