Mundo

Trump decreta bandeiras a meia-haste em homenagem aos jornalistas assassinados

None

O Presidente norte-americano, Donald Trump, decretou que as bandeiras em propriedade federal fossem colocadas a meia-haste, em homenagem aos cinco jornalistas mortos no ataque ao jornal Capital Gazette, no dia 28 Junho.

A ordem surgiu depois do autarca de Annapolis, Gavin Buckley, ter afirmado na segunda-feira que Trump tinha recusado o seu pedido.

Segundo a Casa Branca, o Presidente ordenou que as bandeiras fossem colocadas a meia-haste, durante o pôr-do-sol, assim que soube do pedido de Gavin Buckley.

Quatro jornalistas e uma comercial foram atingidos mortalmente e outras duas pessoas ficaram feridas, quando um homem, que tinha uma longa história de conflitos com o jornal, entrou na redacção do diário e abriu fogo, antes de ter sido detido.

Trump, que regularmente designa os jornalistas de mentirosos, e “inimigos do povo”, condenou o tiroteio, sublinhando que os jornalistas devem poder trabalhar sem se sentirem ameaçados por este género de acontecimentos trágicos.

O autor do ataque, com cerca de 30 anos, foi formalmente acusado de cinco crimes de homicídio qualificado e foi-lhe recusada uma fiança, permanecendo sob detenção.