Mundo

Reunião em Genebra a 11 e 12 de Setembro sobre a Constituição síria

FOTO Reuters
FOTO Reuters

O emissário da ONU para a Síria organiza a 11 e 12 de Setembro uma reunião com a Rússia, o Irão e a Turquia sobre a formação de um comité para elaborar uma nova Constituição síria, foi hoje anunciado.

O gabinete do enviado especial, Staffan de Mistura, já enviou os convites para a reunião em Genebra aos países envolvidos, indicou à imprensa a porta-voz da ONU Alessandra Velluci.

O comité encarregado de elaborar uma nova Constituição para a Síria integrará representantes do governo de Damasco e da oposição síria.

Em Junho, Mistura organizou uma reunião idêntica no Palácio das Nações, sede da ONU em Genebra, mas só recebeu então uma lista de 50 nomes do governo sírio, tendo a lista de 50 candidatos da oposição chegado apenas em Julho.

A criação de um comité constitucional foi decidida numa cimeira sobre a Síria organizada em janeiro em Sotchi, junto ao mar Negro.

Para o emissário da ONU, este comité é “um elemento chave” para a resolução da guerra na Síria que já causou mais de 350 mil mortos desde março de 2011.

Numerosas iniciativas foram tomadas para acabar com a guerra, sem sucesso.

Staffan de Mistura organizou desde 2016 nove ciclos de negociações indirectas entre o regime e grupos da oposição em Genebra e Viena, sem conseguir resultados.