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Rakuten quer entrar no mercado japonês dos operadores de telemóveis

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O gigante japonês do comércio eletrónico Rakuten anunciou hoje a intenção de entrar no mercado local dos operadores de telecomunicações móveis com a criação de uma empresa para iniciar atividade em 2019.

A empresa, patrocinadora do FC Barcelona na temporada 2017-2018, vai solicitar as autorizações governamentais para uma frequência para sistemas 4G entre janeiro e fevereiro de 2018, informou a Rakuten em comunicado.

Com a luz verde do governo, a Rakuten vai proceder à criação de uma nova empresa, uma operação para a qual necessitará de reunir 200.000 milhões de ienes (1.500 milhões de euros) nos próximos dois anos, valor que será elevado até 600.000 milhões de ienes (4.500 milhões de euros) em 2025 para investir em infraestrutura.

A Rakuten quer tornar-se o quarto operador móvel do Japão, atraindo pelo menos 15 milhões de contratos num mercado dominado pelo NTT Docomo, KDDI e Softbank, que juntos detêm cerca de 90% dos 106 milhões de utilizadores de telemóveis do Japão, segundo dados do portal Statista.

O Governo está a realizar uma “revisão exaustiva da indústria (dos operadores móveis) para garantir a concorrência leal” num mercado que tinha sido criticado por ser “um oligopólio coordenado entre os operadores existentes”, disse a Rakuten.

A empresa acredita que “é essencial expandir as faixas de frequência atribuídas em resposta ao aumento constante do tráfego de telefones móveis”, acrescentou.

A Rakuten tem uma unidade de telemóveis desde 2014, a Rakuten Mobile. No entanto, não tem linhas próprias, pelo que precisa de alugar à rede de Docomo. Com 1,4 milhões de subscritores, não tem muita margem de lucro, escreve a agência Efe.