Mundo

Primeiro-ministro israelita ameaça aumentar ataques contra Gaza, “se necessário”

Benjamin Netanyahu falava horas após dois jovens palestinianos terem sido mortos na Faixa de Gaza por estilhaços de bombardeamentos

Foto Abir Sultan/via Reuters/Arquivo
Foto Abir Sultan/via Reuters/Arquivo

O primeiro-ministro israelita ameaçou ontem “aumentar, se necessário, a intensidade dos ataques” contra o Hamas na Faixa de Gaza, onde no sábado morreram dois adolescentes palestinianos nos bombardeamentos de Israel.

“Decidimos levar a cabo uma ação contundente contra o terrorismo do Hamas. O exército infligiu-lhe o golpe mais duro desde [a operação de 2014] Margem Protetora e aumentaremos a intensidade dos nossos ataques quando seja preciso”, afirmou Benjamin Netanyahu.

Para já, morreram dois jovens de 15 e 16 anos atingidos por estilhaços dos bombardeamentos e 25 pessoas ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde palestiniano.

Netanyahu garantiu que os ataques continuarão até que o movimento palestiniano “entenda a mensagem”, com bombardeamentos sobre dezenas de objetivos, incluindo dois túneis, armazéns e fábricas de armas, centros de treino e outros.

Segundo indicaram responsáveis militares israelitas, trata-se de uma “operação em massa que está a acontecer em Gaza” e é uma represália por ataques contra Israel, nomeadamente “a grande quantidade de explosivos e projéteis incendiários e os ‘rockets’” disparados para Israel.