Mundo

Petição com 235 mil assinaturas apela ao fim de festival de carne de cães na China

None

Várias organizações não-governamentais (ONG) enviaram uma petição com cerca de 235 mil assinaturas ao governo da província chinesa de Guangxi, na qual apelam ao fim do festival anual de carne de cães e gatos Yulin.

Num comunicado divulgado hoje, organizações como a Humane Society International, Care2, VShine e Capital Animal Welfare Associatio sublinham que neste festival milhares de cães e gatos vão ser “brutalmente mortos e comidos”, apesar da venda deste tipo de carne na China esteja atualmente proibida.

“O festival anual de Yulin simboliza a crueldade deste comércio abominável, em que em poucos dias milhares de cães e gatos, muitos de estimação são roubados para o matadouro”, disse Adam Parascandola, da Humane Society International.

Estas organizações apelaram ao secretário do Partido Comunista de Guangxi, Lu Xinshe que implemente medidas de forma a acabar com o evento, bloqueando e impondo pesadas multas aos camiões que transportam os animais em Yulin.

Na carta foi pedido ainda que se confisque os animais e que estes sejam colocados aos cuidados de ativistas.

Estima-se que mais de 10 milhões de cães e quatro milhões de gatos morrem todos os anos na China para consumo humano. Muitos destes animais morrem no festival anual de Yulin, que é comemorado em 21 de junho.