Pelo menos 30 mortos em explosão de oleoduto da Nigéria atacado por assaltantes

13 Out 2018 / 14:46 H.

Pelo menos 30 pessoas morreram devido a uma explosão seguida de incêndio num oleoduto do sudeste da Nigéria que foi atacado por assaltantes, anunciaram hoje as autoridades.

O acidente ocorreu na sexta-feira, pouco depois da meia-noite, em Aba, 50 quilómetros a nordeste de Port-Harcourt, onde um oleoduto de uma filial da companhia petrolífera nacional NNPC foi atacado por ladrões de combustível.

“Mais de 30 cadáveres queimados foram encontrados no local quando os serviços de segurança chegaram e muitas pessoas procuraram os hospitais, na cidade e fora dela, para tratar ferimentos”, disse um responsável dos serviços de segurança.

Um porta-voz da companhia petrolífera, Ndu Ughamadu, referiu que as vítimas deverão ser os próprios assaltantes.

“De momento, não posso dar um balanço exato das vítimas, mas posso dizer que a explosão foi provocada por ladrões de combustível que atacaram o oleoduto para intercetar o fluxo de petróleo da refinaria de Port-Harcourt em Aba”, disse.

A rede de oleodutos da Nigéria, primeiro produtor e exportador de petróleo de África, é frequentemente alvo de ataques que nos últimos anos fizeram centenas de mortos.