Mundo

Pelo menos 15 mortos e 7 feridos em ataques armados no México

None

Pelo menos 15 pessoas morreram e sete ficaram feridas em vários ataques armados registados na madrugada de hoje na cidade de Monterrey (no norte do México) e alegadamente associados a gangues do narcotráfico, segundo as autoridades locais.

Os ataques ocorreram de forma semelhante, em pelo menos seis bares e em vários pontos da área metropolitana de Monterrey, capital do estado de Novo Leão, segundo o porta-voz da Procuradoria-Geral da República local.

O maior número de vítimas foi registado no bar ‘Rancho Viejo’, onde o ataque causou nove mortes e sete feridos.

Segundo fontes do Ministério Público, os bares que foram atacados estão ligados a actividades do ‘Cartel do Nordeste’, formado por antigos membros do grupo criminoso ‘Zetas’.

Os ataques terão sido cometidos por mercenários do Cartel do Golfo, rivais do Cartel do Nordeste no controlo das rotas de narcotráfico nesta região do México.

Além disso, em Novo Laredo, no estado de Tamaulipas (nordeste do México), o director da prisão local, Humberto Vega Ávalos, foi assassinado a tiro na noite de sábado, e o director do Centro de Execução de Penas (Cedes) morreu no seguimento de vários disparos com arma de fogo.