Mundo

Papa vai encontrar-se com vítimas de abusos sexuais na Irlanda

None

O papa Francisco vai encontrar-se com vítimas de abusos sexuais durante a viagem à Irlanda, a 25 e 26 de agosto, indicou hoje o Vaticano.

“O santo padre encontrar-se-á com vítimas” de abusos, disse Greg Burke, porta-voz do Vaticano, durante uma conferência de imprensa sobre a próxima viagem do papa.

“O importante para o papa é ouvir”, comentou, referindo que serão as vítimas a decidir sobre a divulgação ou não do encontro.

O papa encontra-se regularmente, durante as viagens ao estrangeiro ou no Vaticano, com vítimas de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja.

O diretor do gabinete de imprensa do Vaticano reconheceu que o escândalo dos abusos cometidos no passado por eclesiásticos na Irlanda é um tema incontornável na deslocação.

Oficialmente, o papa vai encerrar em Dublin o Encontro Mundial das Famílias, que começou hoje. Francisco participou também na última edição, em Filadélfia, EUA, em 2015.

“Qualquer viagem à Irlanda não seria apenas sobre a família”, admitiu Greg Burke, acrescentando, no entanto, que o papa vai falar sobre a família.

Ao longo de seis discursos que Francisco pronunciará durante o próximo fim de semana, haverá “muitas possibilidades, oportunidades” para o papa abordar a questão dos abusos, observou.

No sábado, o papa vai também rezar em Dublin numa capela da Catedral de Santa Maria, dedicada a vítimas de abuso.

O enorme escândalo de pedofilia, revelado na semana passada no seio do clero católico dos Estados Unidos, levou na segunda-feira o papa Francisco a dirigir uma carta ao “Povo de Deus”.

“Reconhecemos que não estivemos lá, onde devíamos, que não agimos em tempo útil ao reconhecer a amplitude da gravidade dos danos infligidos a tantas vidas. Negligenciámos e abandonámos as crianças”, escreveu o papa na missiva.

Uma investigação dos serviços da procuradoria da Pensilvânia divulgada na semana passada revelou os abusos sexuais, encobertos pela igreja católica daquele Estado norte-americano, perpetrados por mais de 300 “padres predadores” de que foram vítimas pelo menos mil crianças.

O Encontro Mundial das Famílias -- organizado a cada três anos e que alia celebrações a mesas redondas temáticas -- termina na presença do papa com um “festival de famílias” no sábado e uma missa solene no domingo.

A última visita de um papa à Irlanda remonta à de João Paulo II, há quase 40 anos, em 1979.