Mundo

Ministro israelita propõe estação ferroviária ‘Donald Trump’ em Jerusalém

FOTO EPA
FOTO EPA

O ministro dos Transportes israelita defende a extensão da linha ferroviária de alta velocidade até à zona de Kotel, Jerusalém, onde quer construir uma estação com o nome ‘Donald Trump’.

O plano do ministro Yisrael Katz prevê três quilómetros de linha subterrânea assim como a edificação de duas estações sob a Cidade Velha de Jerusalém junto ao Muro de Kotel, local de oração dos judeus.

O ministro propôs que a estação venha a ter o nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reconheceu Jerusalém como capital de Israel.

O porta-voz do ministro dos Transportes, Avner Ovadia, disse que o projeto vai custar mais de 700 milhões de dólares e vai demorar quatro anos a construir, caso venha a ser aprovado.

Segundo a Associated Press é provável que o projeto venha a ser contestado pela “comunidade internacional” que não reconhece a soberania de Israel sobre Jerusalém Ocidental.

Entretanto, a construção da linha ferroviária de alta velocidade entre Telavive e Jerusalém deve estar concluída durante a primavera de 2018.