Mundo

Marcha em apoio à candidatura de Lula da Silva junta milhares de pessoas em Brasília

None

Uma marcha organizada por apoiantes do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva a favor da sua participação nas eleições presidenciais de outubro reúne milhares de pessoas em Brasília, capital do país.

Segundo informações dos organizadores, a manifestação reúne cerca 40 mil pessoas, enquanto a polícia militar do Distrito Federal indicou 10 mil participantes.

A marcha começou pouco antes das 14:00 (18:00 em Lisboa), quando os militantes começaram a organizar-se para caminhar em direcção ao Tribunal Superior Eleitoral, órgão da Justiça brasileira onde o Partido dos Trabalhadores (PT) deve entregar o pedido de registo da candidatura de Lula da silva.

No local, foram colocadas faixas por militantes do PT e integrantes de grupos como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e organizações quilombolas (descendentes de negros que foram escravizados no Brasil) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Os manifestantes caminham cantando e empunhando cartazes, e vestindo camisolas com a frase “Lula Livre”.

Lula da Silva, de 72 anos, é o favorito em todas as sondagens de intenção de voto para as presidenciais do Brasil, que se realizam em outubro, arrecadando cerca de um terço das intenções de voto, o dobro de qualquer outro candidato.

No entanto, o antigo Presidente está preso desde 7 de abril, após ser condenado em duas instâncias da Justiça brasileira, num processo em que é acusado de ter recebido um apartamento do luxo na cidade litoral do Guarujá como suborno da construtora OAS, em troca de favorecer contratos da empresa com a petrolífera estatal Petrobras.