Macron diz que Estado Islâmico será em breve militarmente vencido

09 Nov 2017 / 09:18 H.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou hoje que a vitória militar contra o grupo extremista Estado Islâmico será total “nos próximos meses” no Iraque e na Síria, mas que não será suficiente para vencer a ameaça.

“Vamos ganhar em Raqa e as próximas semanas e meses vão permitir-nos, acredito profundamente, vencer totalmente no plano militar na zona sírio-iraquiana”, declarou Macron, dirigindo-se às tropas francesas baseadas em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

“Mas esta luta não estará terminada. A estabilização a longo prazo e a luta contra os grupos terroristas serão complementos indispensáveis à solução política inclusiva, plural, que queremos ver emergir na região”, acrescentou.

O Presidente francês saudou também a “cooperação operacional de alto nível” com os Emirados, que participam desde 2014 na coligação internacional contra o Estado Islâmico.

Macron está desde quarta-feira nos Emirados onde inaugurou o Louvre Abu Dhabi, o primeiro museu universal no mundo árabe.