Mundo

Macron anuncia venda de dois navios de guerra franceses aos Emirados

Foto EPA
Foto EPA

Os Emirados Árabes Unidos vão adquirir dois navios de guerra franceses, corvetas Gowind, anunciou hoje no Dubai o Presidente francês, Emmanuel Macron, sem fornecer mais detalhes sobre o acordo.

A aquisição destas duas corvetas, fabricadas pelo grupo francês Naval Group, foi divulgada no fim da visita de Macron a este país do Golfo Pérsico, aliado de França, durante a qual manteve conversações com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi e vice-comandante das forças armadas dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed al-Nahyan.

“Com o nosso parceiro industrial nos Emirados, ADSB, as conversações vão prosseguir com as Forças Armadas para finalizar o contrato desta aquisição”, indicou, por sua vez, o presidente executivo do Naval Group, Hervé Guillou, num comunicado.

“As corvetas Gowind são navios de guerra de última geração, já em serviço operacional, e são adaptadas às necessidades da Marinha dos Emirados Árabes Unidos”, acrescentou Guillou.

Vários grupos internacionais estavam a disputar o fornecimento de navios de guerra aos Emirados Árabes Unidos, como era o caso do italiano Fincantieri.

As corvetas Gowind são navios de alto mar vocacionados para missões de vigilância, mas também são utilizados em manobras contra submarinos ou na luta contra a pirataria.

Este reforço das capacidades militares dos Emirados Árabes Unidos surge num clima de crescente tensão com o Irão, o principal rival regional da Arábia Saudita, a líder das monarquias do Golfo.